Duas décadas de D'Alê Confeitaria Funcional: conheça a história da fundadora e a nova fase em Botucatu/SP

Inicialmente publicado em 04 de maio de 2026 no Blog Celeiro.
Atualizações em 15 de junho de 2026.


Em novembro de 2025 ocorria a inauguração da D'Alê Confeitaria Orgânica na cidade de Botucatu, interior de São Paulo. A cidade possui mais de 150 mil habitantes e se consagra como um dos destinos mais incríveis e desejados para turistas do Brasil e do mundo.

Alexandra Ferreira Alves, 51 anos, é técnica em gastronomia com especialização em alimentação funcional. Empresária e fundadora da D'Alê Confeitaria Orgânica, Alexandra é natural de Carapicuíba e cresceu rodeada por sete irmãos. Em novembro de 1993 Alexandra casou-se e, como fruto de 32 anos de matrimônio, nasceram Igor (31) e Vinycius (26).

À esquerda: o marido Cláudio; nora Simone e ao centro o filho Igor. À direita Alexandra e o filho Vinycius. Fonte: Arquivo Pessoal.

Sua trajetória

A Confeitaria é um sonho realizado. Mas, essa conquista é um plantio de mais de vinte anos. Para entendemos como tudo começou, nada melhor que conversar com sua fundadora.

À esquerda: eu, Jhonalter. Ao centro: Alexandra Alves. À direita: Beatriz Félix (atleta, professora e amiga de Alexandra) prestigiando a inauguração.


J) Alexandra, quando foi a sua primeira experiência com a cozinha?

A) Não tive nenhuma referência na cozinha. Comecei pela minha paixão por bolos e fui me aventurando sozinha. Eu confeitei meu primeiro bolo de aniversário aos 12 anos.

J) O que te marcou tanto?

A) Aos 16 anos, eu trabalhava em uma transportadora em São Paulo. Havia uma moça que vendia bolos recheados. Quando eu comi pela primeira vez, me apaixonei pelo sabor! Era um "floresta negra". Até hoje tenho essa memória gustativa! Mas, eu ainda não sabia que o meu destino me levaria para a cozinha.

J) Quando decidiu empreender no ramo da alimentação?

A) O início foi despretensioso. Em uma Páscoa há vinte e poucos anos, convidei um dos meus irmãos, Sidnei, para comprar os ingredientes e eu faria os ovos. Nosso combinado era o lucro ser dividido meio a meio. Ali eu entendi que havia uma oportunidade de crescimento.

J) Quando realmente o empreendimento começou a tomar forma?

A) Em São Paulo, minha experiência era em hotéis, em confeitaria fina. Em 2004, me mudei para Botucatu. Eu me vi numa cidade sem conhecer nada, nem ninguém. Quando me mudei para Botucatu, meus filhos eram pequenos e eu não conhecia nenhuma babá. Resolvi dar aulas em um projeto social. As aulas eram para crianças em situação de vulnerabilidade. Esse período foi um tempo em que Deus me ensinou a ver uma realidade diferente da qual eu vivia na capital. E nesses meses pude conhecer as pessoas, me familiarizar e conhecer a cidade.

Para aumentar a renda eu fazia bolos, doces e salgados para festas. Durante os finais de semana, à noite, eu vendia pastel na frente da minha casa. Eu decidi encarar esse desafio com coragem. Num território desconhecido e começando do zero.

J) Como era a sua cozinha?

A) Nossa, meu filho! Pouquíssimos recursos! Tinha só um forninho elétrico, batedeira caseira... era uma cozinha bem pequena. Levava dias para conseguir produzir os produtos.

J) Naquela época, quais eram os desafios que mais te marcaram?

A) O maior desafio era vender. Eu sabia fazer os produtos, mas não sabia vender. Eu tinha vergonha de oferecer e tinha medo de cobrar os clientes. Com o tempo a gente adquire experiência, a tecnologia auxilia, cria-se novas formas de pagamento e de cobrança. Hoje as pessoas são mais conscientes...

J) Revendo todos esses anos, qual foi seu maior impasse?

A) Além de aprender a vender os meus produtos e vencer a vergonha, o momento mais difícil foi montar a loja física. Foi uma decisão rodeada de medo, insegurança e vários questionamentos internos: "será que vou conseguir?".


Agora, vamos conhecer a confeitaria:

J) A D’Alê Confeitaria Orgânica nasceu e cresceu com qual objetivo?

A) Teve um momento na vida que eu me vi doente e acima do peso. Eu tinha adquirido problemas respiratórios severos. Resolvi fazer uma especialização em alimentação funcional. Essa foi a grande virada!

Nasce a D'Alê Confeitaria Orgânica com o propósito de oferecer alimentos nutritivos, saudáveis sem esquecer do sabor, do cuidado e de criar memórias.

Alexandra. Meados de 2010.


J) Quais produtos são oferecidos pela Confeitaria?

A) São produtos que respeitam o processo natural de produção. Farinhas integrais sem glúten, moídas no nosso moedor de pedras. Nossos pães são de fermentação natural. 

Pão rústico low carb feito com farinha de castanha de caju, psyllium, cúrcuma e fermento natural.

A) Fabricamos adoçantes naturais como tâmara, maçã em pó e açúcar de coco.

Quindim vegano feito com proteína de batata e maçã em pó.


A) Na Confeitaria produzimos nosso próprio leite condensado vegetal a base de macadâmia e adoçado com maçã. Também temos o nosso creme de leite vegetal e nossos próprios queijos vegetais fermentados.

Torta de limão feita com mascarpone de macadâmia fermentado , limão orgânico e adoçada com maçã.


A) Exatamente tudo o que produzirmos é natural, sem corantes, sem açúcar, sem lactose, sem glúten, sem transgênicos e sem conservantes.

Cookie Black feito com farinha de amêndoas, cacau black e adoçado com açúcar de coco.


J) O público que adquire os produtos é específico?

A) Eu tenho clientes que são celíacos, intolerantes e alérgicos que procuram a Confeitaria e têm a Confeitaria como um referencial. Mas, um dado interessante é que 70% dos meus clientes são pessoas que não possuem restrições alimentares e procuram uma alimentação mais saudável e equilibrada. São pessoas que pensam na saúde do corpo através da alimentação. O corpo passar a ser nutrido e gera impacto no índice glicêmico, são produtos ricos em fibras que geram benefícios para a saúde e têm impacto real na vida cotidiana.

Pão de forma low carb feito com farinha de amêndoas, psyllium, farinha de linhaça e fermento natural.


J) Para quem deseja começar a se alimentar de forma saudável, qual o conselho?

A) Retire o máximo possível de produtos ultraprocessados do seu dia. Comece aos poucos e se permita experimentar ingredientes novos... Entenda que se alimentar bem também é um ato de amor próprio e cuidado.


A transformação interna e a forma como vê a vida

Durante a entrevista, Alexandra relatou que partiu de Itapevi para Botucatu, mas foi no distrito de Piramboia (cidade de Anhembi/SP) que encontrou um novo sentido para a vida, onde a real transformação aconteceu.


J) Qual a razão para sair da sua cidade e chegar no distrito de Pirambóia, interior de SP?

A) Qualidade de vida, sempre foi o nosso sonho (meu e do meu marido Cláudio), mudar-nos de São Paulo e morar numa chácara em uma cidade pequena do interior. Em contato com a natureza em Piramboia, minha visão sobre a vida mudou. Eu comecei a prestar atenção na vida e nos detalhes. Todos nós vivemos no automático e isso é tão danoso...

Imagem noturna do deck sem seu jardim. Arquivo Pessoal.


A) No meu quintal, passei a observar as árvores frutíferas dando flores, dando frutos, no seu tempo e na sua estação. Observei os passarinhos carregando os galhos – eu nunca tinha parado para ver isso, acredita? – ver os ovos, os passarinhos no ninho e depois eles voando, tudo no seu tempo.

Registro noturno no deck de sua chácara. Arquivo Pessoal.


A) A minha realidade mudou COMPLETAMENTE. Eu pensei: "tem algo a mais para mim, mais do que eu penso". A primeira coisa que fiz foi cortar meu cabelo e iniciei a transição para o cabelo natural. Pude me conhecer novamente.

Entrevista à TV Record na semana de 20 de março de 2023.


A) Eu decidi fazer a especialização em alimentação funcional nesse período de reflexão. Minha saúde estava desequilibrada e precisava melhorar! Nessa especialização eu mudei a forma de ver o alimento. O alimento é nutrição e não "comer por comer". Ainda continuo evoluindo e aprendendo. Todos os dias, sempre!

Mas, foi aqui na minha chácara, em contato com a natureza, que eu vi tudo com outros olhos.

Pôr do sol na chácara da Alexandra. Arquivo Pessoal.

A inauguração em Botucatu

Segundo Alexandra, a escolha por Botucatu reflete sua relação com a cidade onde morou por 18 anos e pelo fato de a maioria de seus clientes terem residência fixa no município. Ela não abre mão da qualidade de vida do interior, mas compreende o potencial de empreendimento que a cidade oferece.


J) Você sonhou com a inauguração. Foi como você planejou?

A) A inauguração aconteceu no dia 21 de novembro e foi perfeita! Muita gente nova veio nos conhecer e os clientes antigos também prestigiaram a Confeitaria porque finalmente têm um espaço físico para aproveitar sem a ansiedade da espera.


J) Como o cliente pode te encontrar? Você faz envios para o Brasil?

A) Nosso novo endereço é perfeito. Estamos numa localização privilegiada e com muito movimento. Caso algum cliente não seja de Botucatu e não consiga visitar a loja física, poderá fazer o pedido para envio de produtos que não necessitam de refrigeração. A D'Alê Confeitaria Orgânica fica na rua Visconde do Rio Branco, n° 798B.

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, n° 798B, Botucatu/SP.

J) Para finalizar a nossa conversa, Alexandra; revendo sua história, o que você diria para a Alexandra de 20 anos atrás? E, ainda, quais são os planos para o futuro?

A) Meu desejo é crescer e expandir pessoalmente e profissionalmente. Sou grata porque a D'Alê Confeitaria Orgânica é conhecida e é fruto de um trabalho árduo, de superação e de muita renúncia. Para a Alexandra do passado, eu diria: "você pode realizar todos os seus sonhos, não tenha medo".



Inspiração

A história de vida da Alexandra inspira a todos que lutam por um sonho. Diante dos desafios, nunca subestimar a própria capacidade de ir além. O ingrediente necessário é não se comparar a ninguém. No final seremos nós por nós mesmos.

E ainda se renova: com mais de 62 mil seguidores no Instagram,  recentemente, Alexandra anunciou na última semana de maio o novo nome e nova logo. Antes, D'Alê Confeitaria Orgânica e agora D'Alê Confeitaria Funcional.

"A nova marca reflete nossa evolução, mantendo o propósito de oferecer produtos sem glúten, sem açúcar e sem lactose, preparados com ingredientes selecionados, qualidade e muito carinho. Moderno e delicado, o logo simboliza um estilo de vida mais consciente, mostrando que é possível unir bem-estar e sabor em cada detalhe" — explica a empresária. E reforça que é mais que uma mudança visual.


"Mais do que uma mudança visual, essa nova identidade marca uma nova fase: mais autêntica, mais elegante e ainda mais conectada com quem busca uma alimentação equilibrada, sem abrir mão do prazer de saborear doces especiais".

Alexandra superou os próprios limites e se reinventou. Aprendeu não somente a vender, mas EMPREENDER. Planejou, respirou quando foi necessário e deu continuidade com garra e coragem mesmo diante de questionamentos internos.

Uma mulher que se viu em uma cidade desconhecida e com a saúde fragilizada decidiu não se curvar. Essa é a força do empreendedor brasileiro: estudo e superação.

Alexandra viu que sua luta não é individual. A busca por qualidade de vida é um anseio de muitos que desejam longevidade. Daqueles que querem estar mais perto da família, desejam saúde mental e física, e param (fazem uma pausa) para apreciar o dom da vida.



Sobre o autor entrevistador:

Jhonalter Campos é Professor licenciado em Pedagogia pela Faculdade Galileu. Ex-Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Anhembi, também atuou como Professor da pré-escola da rede municipal. Atualmente, Jhonalter cursa a segunda graduação em Jornalismo e está disponível para colaborações e parcerias na área da Comunicação. Conhece alguém com uma história incrível? Você tem uma história que merece ser conhecida? Instagram: @jhonaltercampos.


Comentários

Postagens mais visitadas